Usuário:

Senha:


entrar    registrar   

O que é?

A plataforma WEB FIC - Fronteiras Imaginárias Culturais - visa ser uma base de dados de conteúdos agrupados por mapas, retratando aspectos culturais de diferentes comunidades e coletivos, através de registro multimídia. Os mapas cognitivos, também entendidos como mapas mentais, mapa êmicos, psicogeografia ou cartografia social e imaginativa, podem ser apreendidos como representações gráficas de conjuntos de representações discursivas, contudo acreditamos que os mapas cognitivos extrapolam o campo da representação e abrem o horizonte das possibilidades, criam uma forma de reapreender o mundo segundo o registro da criação.

A idéia do FIC é trabalhar as identidades culturais a partir de “fronteiras” físicas e imaginárias identificadas nas comunidades e transpostas para mapas digitais na WEB repletos de conteúdos artísticos ou jornalísticos (denúncias) multimídia/audiovisuais. A intenção é debater quais são as fronteiras que permeiam o cotidiano das comunidades de modo a identificá-las ou desconstruí-las fomentando o processo de aglutinação e articulação entre esses atores. Artisticamente procura-se o entendimento do próprio conceito de comunidade (local, regional, nacional, global, intergaláctica) através do registro multimídia/audiovisual - vídeo, foto, som, gráfico, textos poéticos - de manifestações culturais realizado por quem as vive, além de registro dos espaços, situações, dificuldades, personagens e demais símbolos da comunidade nesse grande mapa.

Na prática a plataforma FIC apresenta-se como mapas interativos, onde pontos distribuídos no seu desenho são hiperlinks que acionados abrem uma poesia e assim por diante. O próprio desenho do mapa assim como a localização dos pontos no mapa, quantos serão e pra quais tipos de informação multimídia/audiovisual eles direcionam é exatamente a construção infinita desse mapa cognitivo onde os atores refletem seus modos de pensar e agir uma descartografia.

Por que fazer o FIC?

A principal motivação é que comunidades (escolares, culturais, tradicionais etc) em processos de ensino-aprendizagem contínuos e abertos possam gerar embates teóricos e práticos sobre o que é identidade, multiculturalismo, território etc, tentando registrar de forma criativa, lúdica e em formato multimídia/audiovisual esse processo de construção e desconstrução de suas próprias representações e alavancar o processo de hibridização de culturas através do contato em rede que o FIC proporciona.

Temos interesse especial em estabelecer parcerias com comunidades que estão buscando ou precisando de mapas para registrar seu território fato cada vez mais comum numa época de demarcação de terras e criação de reservas de comunidades tradicionais ou empobrecidas nos grandes centros urbanos.  Os mapas mentais, êmicos ou cognitivos têm tido um papel importante na definição de políticas públicas uma vez que conseguem abarcar melhor a complexidade das comunidades envolvidas e demonstrar a complexidade de espaços e usos do território das mesmas. Acreditamos que se nos mantemos apenas no terreno do conhecimento, fora do conflito, não conseguimos articular a prática da liberdade e da criação.

 

Quem?

O coletivo i-Motirõ facilitador do processo do FIC é um grupo de pessoas que vem desde 2005 trabalhando na área de Mídia Livre e Cultura Digital principalmente com software livre, re-apropriação tecnológica, arte eletrônica, mídia comunitária e tática.

Contudo acreditamos que a construção do FIC pertence e é mantido pela Multidão, uma rede aberta em expansão na qual todas as diferenças podem ser expressas livre e igualitariamente, uma rede que proporciona os meios da convergência para que possamos trabalhar e viver em comum.

Para saber mais sobre o coletivo:  imotiro.org

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

About... (in English)

FIC is an experimental and open source project of DIY cartography and web mapping.

The site is open for anyone who wants to build ludic maps and share impressions and knowledge through it.

Our interface is based on the open source projects Drupal and Open Layers.

We are happy to make this mapping experience without having to use any Google engines!